Desde sábado,10, a BR-060, no trecho entre Brasília e Goiânia, estão disponibilizados os primeiros pontos de recarga de carros elétricos da região Centro-Oeste. Eles foram instalados nas unidades do restaurante Jerivá, localizadas ao longo da rodovia.

Os locais foram escolhidos pela Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (Abravei). No sentido Brasília-Goiânia, o ponto de recarga fica na área externa do restaurante no Km 60. Já no sentido oposto, Goiânia-Brasília, o local de recarga fica na unidade do restaurante no KM 64.

O funcionamento será 24 horas por dia e a recarga é gratuita. A iniciativa é uma parceria da Abravei, que doou os aparelhos carregadores, e do Jerivá, que entrou com a infraestrutura, a instalação e os custos das recargas. Cada aparelho tem capacidade para atender até três carros, simultaneamente.

A associação informou que, caso seja necessário, o motorista pode carregar o carro por mais tempo, sem nenhum custo. Além da eletrovia em Abadiânia, há também 13 pontos isolados de recarga para carros elétricos em Goiás: nove pontos em Goiânia, um em Ipameri e outro em Inhumas.

De  acordo com os dados da Associação, existem hoje no Brasil 11 mil veículos elétricos e híbrido plug-in. Desse total, 2,2 mil são 100% elétricos e os demais são aqueles que possuem dois motores (um elétrico e um a combustão). A maioria dos proprietários hoje, no Brasil, faz o processo de recarga em casa, ligando o carro a uma tomada simples de três pinos.