O andamento das obras do Corredor Preferencial T-7 foi o tema de uma reunião no Paço Municipal, nesta quinta-feira (22). “O objetivo da reunião é sanar as dificuldades encontradas para a agilidade dessa obra e entregar, no mais breve espaço de tempo. Um dos problemas é sobre a tecnologia utilizada que já está ultrapassada, precisamos atualizar isso para entregar um ótimo serviço”, explicou o secretário de Infraestrutura Urbana, Fausto Sarmento.

O Corredor T-7 conta com 10,5 km de extensão, atravessa 11 bairros e garante mobilidade com a integração de ônibus na faixa exclusiva à direita da pista, bicicletas na ciclovia no canteiro central e carros na faixa normal da via. Em todo o trajeto, há calçadas com rampas de acesso a cadeirantes, piso tátil para o direcionamento seguro de pessoas com deficiência visual e 57 abrigos de ônibus, sendo 30 já instalados.

Além de modernos e mais confortáveis, os novos abrigos proporcionam mais segurança ao usuário do transporte público da capital. Os novos abrigos vão trazer informações sobre os trajetos de linhas, horários de viagens e localização, levando mais clareza e legibilidade, além de orientação de como utilizar o celular para ver o horário, em tempo real, de chegada do ônibus no ponto de parada. O corredor contará com um sistema semafórico inteligente que vai proporcionar maior fluidez ao tráfego de veículos e locomoção de pessoas.

Os dutos para a instalação de fibra óptica que farão a conexão do sistema de monitoramento e semáforos inteligentes já foram implantados. No local, os semáforos inteligentes irão detectar os veículos a 200 metros do semáforo, e quando o veículo passar pelo sensor, os dados serão enviados automaticamente para a controladora que monitora os intervalos que o semáforo deve operar.

Atualmente, Goiânia conta com quatro corredores preferenciais: o Corredor 85, com demarcação de corredor e fiscalização por radar; o Corredor T-63, com demarcação para o ônibus, ciclovias e fiscalização; o Corredor Universitário, na Rua 10, com demarcação para ônibus, fiscalização, ciclovia e calçadas acessíveis e, em fase de conclusão, o Corredor T-7.