Esperada por muitos anos, parte da obra do BRT Norte-Sul em Goiânia ficará disponível para ser usada pela população neste ano. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), a entrega do trecho 2 da via, entre o Terminal do Recanto do Bosque, na região noroeste da capital, e o Terminal Isidória, no Setor Pedro Ludovico, está prevista para acontecer entre julho e setembro. “É uma obra muito importante para a nossa cidade. Vai contribuir muito, reduzindo os transtornos, melhorando a qualidade do transporte público e permitindo uma maior circulação de pessoas ao longo desse corredor”, destacou o titular da pasta, Fausto Sarmento.

A partir das 7h desta segunda-feira (26/4), um trecho da Avenida Goiás, no Centro de Goiânia, será interditado para o trânsito de veículos para dar continuidade as obras do BRT Norte-Sul. Entre a Praça Cívica e a Rua 3, no sentido Sul/Norte, os motoristas não vão poder transitar até o dia 26 de maio. Haverá um desvio orientado por placas e agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade.

Nesse local, serão feitos a fresagem, a rede de drenagem, pavimentação e o pavimento rígido e flexível do BRT Norte-Sul. “Estamos caminhando com sucesso a cada dia para concluir essa grande obra que corta a cidade e que vai possibilitar um trânsito melhor em Goiânia e com mais qualidade de vida para a nossa população”, afirma o secretário de Infraestrutura Urbana, Fausto Sarmento

O BRT Norte-Sul tem extensão de 21,7 km e foi dividido nesses dois trechos: o trecho I, do Terminal Isidória até o Terminal Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia, e o trecho II, do Terminal Recanto do Bosque, na região Norte da cidade, passando pela Praça do Trabalhador, Praça Cívica, Praça do Cruzeiro e chegando até o Terminal Isidória, na região Sul. O trecho II deve ser entregue no segundo semestre deste ano e o trecho I no início de 2022

Os terminais planejados e localizados ao longo do BRT Norte-Sul funcionarão como um ponto de chegada e partida dos ônibus do corredor, com estrutura em perfis metálicos e cobertura em telhas de aço zipadas com acabamento de pintura eletrostática branca e proteção termoacústica.

Desvios

Circulação Norte/Sul – em laranja/verde no mapa: O motorista que segue na Avenida Goiás no sentido Norte/Sul, será desviado para a Rua 4 e Avenida Tocantins, até retomar a circulação da Praça Cívica e acesso à Rua 14.

Circulação Leste/Oeste – em laranja no mapa: O motorista que vem do sentido Leste para o sentido Oeste terá sua rota alterada para a Avenida Paranaíba e Rua 4.

Circulação Sul/Norte – em azul claro no mapa: O motorista que vem da região Sul para acessar a Avenida Goiás será desviado para Avenida Paranaíba e Rua 4, até retomar a circulação na Avenida Goiás.

Circulação Oeste/Leste – em azul no mapa: O motorista que vem do sentido Oeste pela Rua 3 deverá desviar pela Rua 9, Avenida Anhanguera e Rua 7, até retornar a circulação da Rua 3. Diretor técnico da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), o engenheiro civil Benjamin Kenedy, revela que entre a Rodoviária da capital e o Shopping Estação Goiânia existirá o Terminal Rodoviária, para embarque e desembarque de passageiros. “Assim que começar a funcionar, o terminal terá movimentação diária de 12 mil usuários. Então a região será muito beneficiada com a implantação do BRT Norte-Sul, que é um corredor exclusivo de transporte e trará para a cidade uma melhor mobilidade”, afirma. Segundo a Seinfra, para a conclusão desse terminal falta apenas a parte de tecnologia da informação.