O Detran-DO alerta proprietários de veículos para que fiquem atentos contra golpes praticados com o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Licenciamento. O órgão informa ter recebido, neste início do ano, reclamações de que boletos falsos teriam sido enviados a residências de proprietários de veículos. Por isso, a orientação é que os proprietários verifiquem com atenção os dados impressos no boleto antes de efetuar o pagamento.
Os contribuintes devem checar no boleto, os dados do veículo, do Detran-GO e se o banco é a Caixa Econômica Federal. Na dúvida, segundo o diretor de Atendimento e Inovação do Detran-GO, coronel João Batista de Freitas Lemes, devem entrar no site www.detran.go.gov.br ou no aplicativo DetranGO On e gerar um novo documento. Eles podem, ainda, procurar um posto de atendimento presencial da autarquia ou unidade Vapt Vupt para obter o boleto.
Quando o proprietário do veículo paga um boleto falso, o dinheiro vai para uma conta de uma outra instituição financeira e os débitos permanecem em aberto, visto que não há nenhuma ligação com o Detran-GO. Assim que houver uma queixa formal, a autarquia acionará a Polícia Civil para que o caso seja investigado.

O Detran-GO só utiliza dois tipos de documentos de cobrança: o Documento Único de Cobrança (DUA) e o boleto, que é entregue na residência do proprietário ou pode ser retirado em uma unidade Vapt Vupt, no endereço eletrônico www.detran.go.gov.br ou gerado pelo aplicativo. No caso do boleto, aparece a logomarca e o número da Caixa Econômica Federal. Todos os boletos referentes a serviços ou taxas do Detran-GO que estiverem ligados a outras instituições são falsos.