O trade turístico do estado comemora o anúncio, neste mês de maio, da licitação para inicio das obras de infraestrutura do Caminho de Cora Coralina. A trilha de 300 quilômetros, entre Corumbá e a cidade de Goiás, passa por oito municípios e oito povoados, sendo o único caminho de poesia no mundo. O anúncio ocorre em meio às comemorações pelo Dia Nacional do Turismo, celebrado neste sábado (08/05).

Na primeira etapa, será investido R$ 1,39 milhão, via convênio com o Ministério do Turismo. As intervenções contemplam sinalização turística de todo o percurso, instalação de pontos de descanso, construção de pontos de apoio para caminhantes e ciclistas, e infraestrutura ao longo da trilha.

Na segunda etapa das intervenções serão destinados mais R$ 720 mil, provenientes de emendas parlamentares da bancada goiana. Esta etapa irá complementar a primeira, com sinalização e intervenções, entre elas, a estruturação e ampliação da rampa de voo livre na serra de Jaraguá.

Recentemente, o Caminho de Cora Coralina foi inserido na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso, colocando o atrativo goiano no rol das principais trilhas do País. O anúncio, feito no último mês de março pelo Ministério do Meio Ambiente, possibilita convênios com o governo federal e conexão com uma rede mundial de trilhas.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, ressaltou a importância da parceria do Governo de Goiás, Ministério do Turismo e deputados federais que garantiu o acesso aos recursos. “Conseguimos verba federal para investimento no turismo, com obras de infraestrutura, sinalização e segurança. Com isso, consolidamos o Caminho de Cora Coralina como a melhor trilha de longo curso do Brasil”, comemorou.

O Caminho de Cora Coralina é uma trilha de longo curso, entre Corumbá e a cidade de Goiás, composta por oito municípios e oito povoados, reunindo história, cultura, poesia, natureza e aventura. Além das cidades históricas, também fazem parte do percurso os parques estaduais da Serra dos Pireneus, da Serra de Jaraguá e da Serra Dourada.

Ao longo do trecho, há locais para caminhadas em trilhas, cavalgadas, cicloturismo, arvorismo, rapel, escalada, tirolesa e boia-cross, em meio à paisagem única do Cerrado, com serras, nascentes, cachoeiras, quedas d’água e corredeiras, além de rios e córregos. O passeio oferece vivências na natureza, incentiva a melhoria da infraestrutura e a sinalização das unidades de conservação, promovendo o turismo aliado à preservação do meio ambiente.

O Dia Nacional do Turismo é comemorado anualmente em 8 de maio. A data tem o objetivo de celebrar o setor, considerado importante para a economia brasileira, e conscientizar a população sobre as belezas naturais e culturais que formam o Brasil.