O Ministério da Saúde (MS) incluiu os beneficiários com deficiência do Benefício de Prestação Continuada (BPC) como público prioritário no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Agora, os beneficiários juntam-se aos grupos de pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas na Campanha Nacional de Vacinação. Entre o público elegível estão 1,6 milhão de beneficiários com deficiência do BPC entre 18 e 59 anos.
Além disso, a pasta também orienta as gestantes e puérperas – incluindo as sem fatores de risco adicionais – que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca, que aguardem o fim da gestação e do período puerpério (até 45 dias após o parto) para completar o esquema vacinal com o mesmo imunizante.
A inclusão do grupo na lista de comorbidades foi realizada, nesta quinta-feira (20/5), com a atualização do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), documento elaborado pelo Ministério da Saúde para orientar a população e os gestores locais sobre o andamento da campanha.
Com isso, portadores de doenças cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório e demência vascular), doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, e indivíduos com deficiência neurológica grave, paralisia cerebral, esclerose múltipla, ou condições similares, já podem se vacinar contra a Covid-19 em todo País.
A atualização do PNO também acrescentou a vacina Covid-19 da Pfizer/BioNTech na lista de imunizantes atualmente em uso no Brasil, juntamente com orientações e especificações técnicas.
Para este novo grupo, a vacinação foi dividida em duas etapas, priorizando a população de acordo com a idade e o maior risco de gravidade e óbito. Os beneficiários com deficiência do BPC serão vacinados com os seguintes critérios:
Fase 1: De acordo com o número de doses disponibilizadas: Beneficiários entre de 55 a 59 anos;
Fase 2: Por faixa etária: beneficiários de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos.
Em nota, o MS ressalta que, o Ministério da Cidadania disponibiliza, para gestores e técnicos da Assistência Social, a listagem atualizada e identificada de beneficiários do BPC por meio do Registro Mensal de Atendimento – RMA.
Leave A Comment