Em notas e postagens em redes sociais o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz e o governador do estado, Ronaldo Caiado, deram o aval para que Goiás possa sediar jogos da Copa América. A realização dos jogos no Brasil foi confirmada pelo governo federal. O presidente Jair Bolsonaro já tinha anunciado Goiás entre os locais que receberiam os jogos diante da negativa da maioria das unidades da federação por conta da epidemia.

A assessoria de imprensa do prefeito de Goiânia emitiu nota informando que Rogério Cruz recebera ligação do governador Ronaldo Caiado, para consultá-lo sobre a realização da copa em Goiás. Diz a nota: “O prefeito lembrou que os estádios da capital são geridos pelo Estado e que, estabelecidos protocolos sanitários seguros, é favorável à realização do torneio, assim como ocorreram partidas dos campeonatos nacionais da Série A e B, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil em Goiânia.”

Para Caiado, o estado tem condições de receber jogos da competição esportiva. Em posts no Twitter ele explicou que fez várias imposições antes de dar a última palavra e todos foram aceitos pelos organizadores do torneio. “Conversamos com nossa equipe técnica e determinei uma série de condições para que os jogos fossem em Goiânia”, postou.

“1) A primeira dela foi que todos as partidas e treinos não contassem com torcida.”

“2) E que fosse montado um sistema estilo bolha, que protegesse atletas, arbitragem, comissão técnica, imprensa e todos os envolvidos direta e indiretamente com o processo. O que foi aceito.”

“3) Que a Conmebol vacinasse todos os envolvidos na competição. Atletas, arbitragem, comissão técnica, imprensa e funcionários envolvidos direta e indiretamente. Aceitaram.”

“4) Além disso, não aceitamos gastar um centavo com a competição. Qualquer investimento de infraestrutura será por conta deles. Inicialmente, os jogos serão no Estádio Olímpico, sem público. E o Serra Dourada vai servir de suporte.”

“5) Não podemos politizar esse assunto de Copa América. Porque estamos tendo Campeonato Brasileiro, Sul-Americana, Libertadores e Eliminatórias. Tivemos estaduais. Qual a diferença se protocolos até mais rígidos de segurança serão tomados? É preciso pensar na saúde e ter coerência.”

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), nesta terça-feira, 01, foram registrados 2.864 novos casos e 79 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas.

Goiás tem mais de 612.597 mil casos registrados de contaminação. Deste total, 583.591 estão recuperados. Outros 463.308 mil casos estão sob investigação. Segundo o painel de Covid-19, 17.167 goianos já perderam a vida em decorrência da doença, o que significa uma taxa de letalidade de 2,81%. Há 353 óbitos suspeitos que estão em investigação.