Goiás contará com o imunizante da vacina russa Sputnik para vacinação dos goianos ainda em julho. Por meio das redes sociais, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou que o estado deve adquirir 142 mil doses da vacina russa Sputnik V após aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo ele, o quantitativo será aplicado em 71 mil goianos.

A Anvisa julgou os pedidos que por três votos a um deu o aval para a transação. Com isso, Rio Grande do Norte, Mato Grosso Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás estão autorizados a importar a vacina para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Na deliberação, também foram autorizados quantitativos reduzidos de doses a serem importadas para vacinação de 1% da população de cada um dos estados, o que permitirá o adequado monitoramento e ação imediata da Agência, caso necessário.

Primeiras doses da vacina Sputnik V devem chegar no início de julho. A informação foi divulgada pelo Fundo Soberano Russo em reunião com os governadores do Nordeste. Até o fim deste mês o Fundo Soberano Russo entregará o cronograma de distribuição das doses.

Grávidas ou mulheres em idade fértil que pretendem engravidar; pessoas com doenças não controladas; pessoas com HIV e quem já sofreu episódio de anafilaxia pós-vacinação não devem receber os imunizantes, segundo a Anvisa.

Para combater à Covid-19, o Brasil dispõe atualmente no Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, das vacinas Coronavac (Sinovac/Butantan), AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e a da Pfizer/Biontech.