O Governo de Goiás através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) oferece cerca de sete mil vagas para diversas modalidades, em várias regiões do Estado, para a iniciação esportiva, o paradesporto e práticas saudáveis. A grande novidade para 2020 é a abertura de turmas de karatê na região do Entorno do Distrito Federal. As cidades de Novo Gama, Valparaíso, Luziânia e Águas Lindas de Goiás a implantação do Núcleo Paralímpico em Silvânia e turmas de futsal feminino. Todas as aulas são gratuitas. Ao todo, serão oferecidas 400 vagas para aulas da modalidade.

As inscrições foram iniciadas nesta segunda-feira, dia 27, para alunos veteranos. Os novatos poderão fazer a matrícula a partir da próxima quinta-feira, dia 30. As inscrições para cada modalidade serão feitas nos próprios locais onde cada turma irá realizar suas atividades e as aulas começam na próxima segunda-feira, dia 03. São 26 modalidades, incluindo as paralímpicas, à disposição da população goiana.  Todas as aulas são gratuitas.

Em seu segundo ano de gestão, a Seel, recriada pelo governador Ronaldo Caiado, tem como meta fortalecer e ampliar o atendimento à população, de todas as idades. “O papel social da secretaria é fomentar o esporte de uma forma geral, e as atividades esportivas que atingem toda a população são a melhor maneira de chegarmos até o cidadão e, principalmente, dar formação para crianças e adolescentes. Outra marca da nossa gestão é o atendimento também a outras faixas etárias, com modalidades de práticas saudáveis, que envolvem adultos e idosos, além do paradesporto”, detalhou o secretário da pasta, Rafael Rahif.

Um dos pilares da Seel, a Iniciação Esportiva vai oferecer cerca de três mil vagas em Goiânia. Os locais de atendimento serão nos ginásios dos setores Sudoeste, Novo Horizonte, Parque Atheneu, Pedro Ludovico e Rio Vermelho, além das praças de esporte do Setor dos Funcionários e Pedro Ludovico. As modalidades ministradas pela gerência são futsal, futebol, basquete, vôlei, natação, tênis de mesa, hidroginástica, ginástica artística e ginástica localizada.

A Gerência de Incentivo às Práticas Saudáveis, criada pela atual gestão, tem como objetivo oferecer atividades para todas as faixas etárias. Para 2020, além de karatê, judô, yoga, ginástica funcional e badminton, que já vinham sendo ofertadas, as novidades ficam por conta da abertura de turmas de futsal feminino, pilates e dança de salão, no Centro de Excelência do Esporte. Outros locais com atividades em Goiânia são os ginásios do Parque Atheneu, Sudoeste e Rio Vermelho, além da praça de esportes do Setor dos Funcionários e o Colégio Militar do Jardim Guanabara.

Por fim, as modalidades do paradesporto oferecem opções para as crianças e adolescentes com deficiência. São cerca de 700 vagas disponibilizadas em Goiânia, Itapaci e Silvânia, que está com um núcleo paralímpico recém-implantado. Outra novidade para 2020 é o Centro de Referência Paralímpico, projeto em parceria com o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) que já iniciou as atividades no Centro de Excelência do Esporte, oferecendo 200 vagas para as modalidades de parabadminton, vôlei sentado, atletismo e natação.