Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia confirmou na manhã desta sexta-feira, 18, a presença da variante delta do coronavirus popularmente classificada como cepa indiana.

Segundo e xp0licou o secretario Durval Pedroso a descoberta aconteceu após sequenciamento genético feito em parceria com equipe de pesquisadores do projeto que está mapeando as variações do coronavírus (SARS-COV-2) em Goiás. Trata-se de um projeto de pesquisa financiado pela Fapeg e INCT-EECBio).

A amostra foi detectada em um dos 62 indivíduos que integram a pesquisa, uma paciente de 18 anos, moradora na capital e que apresentou sinais leves, sem necessidade de internação.

Imediatamente após a identificação do caso, a SMS efetuou trabalho de vigilância ativa, e concluiu que trata-se de uma transmissão comunitária. A pessoa relata não ter viajado ou ter tido contato com pessoas de outros estados ou países, concluindo que a variante já circula na capital. O fato reforça a necessidade de manter as medidas de segurança e atendimento às campanhas de vacinação.

Ante o novo caso, a SMS alerta para a necessidade de se manter as medidas de segurança e atendimento às campanhas de vacinação. Também pede que a população colabore com os cuidados preventivos. ‘Nossa responsabilidade através da vacinação e vigilância está sendo feita. Chamamos o cidadão para sua responsabilidade para consigo e com os outros”, disse Durval Pedroso em vídeo gravado para a comunidade.