Segundo o jornal Folha de São Paulo o Brasil aplicou cerca de 26 mil doses da vacina AstraZeneca, utilizada contra Covid-19 com vencimento no prazo de validade. A matéria cita a capital, Goiânia, entre os 1.532 municípios que utilizaram até o dia 19 de junho, imunizantes com prazo de validade expirado. Goiânia é citada com a utilização de 60 doses, seguida de Vicentinópolis, Porteirão, Alexânia, Novo Brasil, Águas Lindas, Itapuranga, Anápolis, Santo AntÔnio do Descoberto, Mineiros, Caldas Novas, Aparecida de Goiânia, Britânia, Vianópolis, Bela Vista de Goiás, Nazário, Goiatuba.Uruana, Itumbiara e Inhumas.

Em Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) emitiu a seguinte nota:
“A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que não houve aplicação de doses vencidas da vacina AztraZeneca na população, conforme publicado em reportagem na edição desta sexta-feira (2/7) no jornal Folha de S. Paulo.

As vacinas chegam do Ministério da Saúde com prazo de validade de aproximadamente dois meses e não ficam guardadas. A secretaria tem aplicado as doses que recebe em três, quatro dias, e depois chega a ficar sem vacinas no estoque.

Como Goiânia faz vacinação em locais como drive thru, onde não é possível lançar imediatamente as doses no sistema Conect SUS, os dados são anotados manualmente e depois lançados do sistema. Em alguns casos houve erro neste lançamento posterior, em vez de colocar da data de aplicação, colocaram a data do dia do lançamento. A secretaria garante, portanto, que, em Goiânia, não houve aplicação de doses vencidas em moradores do município,” finaliza a nota.

AstraZeneca é a vacina mais usada no Brasil. Ela responde por 57% das doses aplicadas neste ano. A imensa maioria foi utilizada de acordo com as orientações do fabricante.

O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação. Quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes de AstraZeneca após a data de validade (veja gráfico) deve procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento.

Além disso, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente.