No Dia Nacional do Bombeiro, o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama, Gracinha Caiado, celebraram a promoção da coronel Aline Chadud Matoso, primeira mulher na história a alcançar a mais alta patente da corporação. Durante o evento, ele destinou cerca de R$ 4,4 milhões em viaturas e equipamentos para a corporação.

“Quero fazer uma menção especial a uma pessoa muito querida, a nossa anapolina, primeira coronel do Corpo de Bombeiros”, disse o governador durante pronunciamento. “É um passo importante da trajetória feminina na instituição, e é com muito orgulho que compartilho com elas esse momento”, afirmou Aline Chadud Matoso, durante a troca de luvas. Lembrou, ainda, que o ingresso de mulheres ao CBMGO começou em 2000, com as praças. Somente em 2010 chegaram as primeiras oficiais. A promoção ocorreu junto a outros bombeiros militares.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) ganhou 18 viaturas operacionais, sendo 11 unidades de resgate, quatro motos, um micro-ônibus, uma viatura de suporte avançado e um caminhão para transporte de carga. Recebeu, ainda, 36 equipamentos de proteção respiratória autônomos e 607 botas de combate a incêndio. A aquisição ocorreu via recursos do Fundo Especial de Reequipamento do Bombeiro (Fembom), convênios e emendas parlamentares.

Caiado também destacou a eficiência técnica dos profissionais goianos. “São vários os países na América do Sul que vêm fazer, aqui em Goiás, o curso de especialização de bombeiros. Nós também recebemos pessoas de outros Estados do Brasil, que aqui ficam meses para treinar e se capacitar.”

O governador, a primeira-dama e o titular da SSP-GO também foram homenageados pelo apoio e suporte oferecidos à corporação no desenvolvimento das atividades. Cada um recebeu do comandante-geral do CBMGO, coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos, uma estátua de Dom Pedro II. “São milhões de reais que o governo do Estado coloca nas mãos do Corpo de Bombeiros, e que são aplicados para melhor servir à sociedade”, afirmou. “Receba nosso reconhecimento por todo comprometimento e envolvimento com nosso trabalho”, completou.