Goiânia confirma vacinação contra covid-19, para adolescentes entre 12 e 17 anos, tão logo a capital alcance a meta de vacinar a população com 18 anos. Em nota, a administração municipal afirma que seguirá o Plano Nacional de vacinação (PNV).Esta medida de ampliar o público a ser imunizado, foi anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na noite de terça-feira (27) após reunião acertada entre o ministério e representantes de estados e municípios.

A Secretaria de Saúde de Goiânia esclareceu, também, que continua seguindo o cronograma de vacinação do Ministério não antecipando a aplicação de segunda dose dos imunizantes da AstraZencea e da Pfizer. A Prefeitura informa ainda que o agendamento para aplicação de primeira dose na capital, está encerrado a partir desta quinta-feira em virtude de estar todo estoque de doses esgotado. A exceção é para o atendimento na modalidade drive thru realizado no Shopping Passeio das Águas que trabalha com a distribuição de duas mil senhas diárias até segunda-feira,2, vacinando a partir de 33 anos.

Goiânia decidiu ampliar a testagem de antígeno da população para Covid-19 a partir desta sexta-feira (30/7). A nova estratégia será realizada em dois dias na semana, totalizando 7.500 testes feitos em três pontos, mediante agendamento pelo site da Prefeitura. O atendimento segue sendo feito das 8h às 16h. A testagem será realizada pela empresa contratada por meio de pregão eletrônico.

A partir da próxima semana, será incluído um drive thru em cada dia de testagem, além dos postos fixos. A ampliação visa atender um maior público de pessoas e dessa forma desenvolver ações de diagnóstico precoce e interrupção da cadeia de transmissão do coronavírus. Nesta sexta, a testagem será na Escola O Pequeno Aprendiz e nos estacionamentos do Cais Bairro Goiá e do Campus V da PUC Goiás.

A testagem continua direcionada para pessoas a partir de 12 anos, assintomáticas e que tiveram contato com algum caso confirmado para Covid-19 nos últimos dias. Em caso de sintomas, o paciente deve se dirigir à alguma unidade de saúde e passar por atendimento médico. O teste é feito com o método de swab com hastes flexíveis que detecta a presença do vírus e fica pronto em cerca de 20 minutos.